No tempo de Jesus,como se chamavam os que se consideravam santos e julgavam os outros? se chamava Fariseus..e hoje ?
no tempo de Jesus , os que se consederavam santos e julgavam os outros se chamavam FARISEUS.
Jesus lhe disse ainda esta parábola a respeito de que se vangloriavam como se fossem justos , e desprezavam os outros : "subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu, o outro, cobrador de impostos.
O fariseu , em pé, orava no seu interior desta forma : Graça te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens, ladrões, injustos ,adúlteros; nem como o cobrador de impostos que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo dos meus lucros.
O cobrador porém, mantendo-se a distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu,mas batia no peito dizendo: Ó Deus , tem piedade de mim, que sou pecador, digo-vos : este voltou para casa justificado, enão o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. (Lc 18, 9-14)
Atualmente aqueles que se julgam acima e mais santos do que os outros se assemelham atualmente aos fariseus , porque ao invés de olharem duas próprias misérias exaltam suas virtudes e fazem mal juízo dos que lhe são diferentes.
Como Jesus hoje trataria os que se julgam santos?
Talvez com a mesma dureza oir serem estes mesmos orgulhosos e hipócritas. Ele faria o mesmo com muitos que se colocam com melhor e mais santos do que os outros por seguirem determinadas doutrinas e religiões e seitas.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas ! Limpai por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está por fora fique limpo.
Ai de vós escribas e fariseus hipócritas ! Sois semelhantes aos sepulcros caiados : por fora parecem formosos , mas ppor dentro estão cheios de ossos , de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós : por fora pareceis justos aos olhos dos homens , mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade . ( Mt 23, 25-28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário