Na vida de cada um de nós a mãe desempenha um papel determinado. Terá sido diferente com Jesus? É verdade que ele fala com mais frequência do Pai - que está nos céus. E mesmo nos escritos do Novo Testamento, Maria raramente é evocada. No entanto , podemos perguntar com razão : Quem era a mulher que deu a vida a Jesus e o acompanhou??
Uma jovem de Nazaré , noiva do carpinteiro José . Provavelmente , não teria mais de 14 anos de idade, quando noivou, segundo os costumes da época. Uma jovem estremece quando o anjo do Senhor vem a ela e lhe fala. Ela escuta a saudação e descobre que é "cheia de graça". O anjo explica que Deus a escolheu. Ela não pronuncia cegamente o seu "Fiat" (sim) .Expõe as suas objeções : " Como acontecerá isso...? Depois aceita a sua vocação de dar a luz o Filho de Deus, embora permanecendo virgem, pois "PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL". Por isso acrescenta : " Faça -se em mim segundo a tua palavra" ( Lc 1, 34. 37-38)
A Virgem Maria, que espera seu filho está a caminho com José, rumo a Belém. Seu filho vem ao mundo " longe de casa", em condições precárias, ignorado por todos. Quando chegam os patores - que também são pobres - louvando a Deus pelo que Ele fez para seu povo, Maria escuta atentamente . Conserva com cuidado todas estas coisas, meditando-as no seu coração ( Lc 2, 15-19)
Quarenta dias mais tarde , Maria e José levam seu filho a Jerusalém para apresentá-lo no templo a fim de consagrá-lo ao Senhor, segundo as prescrições rituais. É lá que Simeão e Ana, duas pessoas ansiosas pela vinda do Messias , o reconhecem. Simeão louva a Deus por tê-lo deixado ver " a salvação" com seus próprios olhos . E acrescenta , dirigindo-se a Maria " Este menino será... um sinal de contradição - e a ti ., uma espada transpassará tua alma! (Lc 2,22-38)
Os cristãos veneram Maria , a mãe de seu Senhor , em todas as igrejas encontramos a sua imagem. Muitas mulheres têm o seu nome . "Sempre Virgem", cheia de graça , "serva do Senhor" , todo o seu ser se encontra orientado para a Igreja, que é a obra de seu Filho. É toda Mãem é aquela que coopera com amor de mãe na ação do Espírito Santo nos corações dos homens.