O terço das santas chagas é uma oração poderosíssima!!!
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
A vida é um dom precioso de Deus e deve ser preservada
A vida é um dom , um dom de Amor que Deus ofereceu a nós para que nela busquemos viver a plenitude do seu amor, com base na retidão e nas boas obras. A vida de cada criatura de Deus é imprescindível para ele e na vida do homem deve residir a busca constante pela bondade, pela amizade, pelo amor e na justiça dos caminhos trilhados em vida.
Devemos também fazer nossa vida exemplo, de alegria mesmo que ainda surjam adversidades, lembremos que as adversidades nos fortalecem e na crença incomensurável do amor de Deus por nós reside a confiança de nossos corações. Mas também o caminho da retidão da alma e do caráter implica também em seguir com especial atenção aos ensimentos oferecidos ao homem para refinar o espírito da nossa sabedoria e de nossa conversão ao que seja correto e bom.
Devemos aprender a valorizar em nós a semelhança que nosso criador fez a cada ser humano presente na face da terra. Ele não nos pede o sacrifício físico do nosso ser pois ele próprio para a nossa salvação se fez cordeiro imolado. Tão somente pede que sigamos os seus ensinamentos e que busquemos a verdade com base infinitamente no seu amor que é incondicional.
Sua vida é preciosa demais para Deus e o amor que ele tem por ti é maior do que qualquer ação que atentes contra a vida, e as manifestações de ódio, revolta e guerra são contrários ao coração de Jesus e da misericórdia de Deus.
Diante do que escrevi gostaria de escrever algumas palavras sobre algo que não deveria jamais descrito em caráter de beatificação ou santidade , o suicídio. Pois de forma alguma é o projeto de Deus em nossas vidas que nós sejamos entregues aos pensamentos mais sombrios de suicídio e extinguir nossa própria vida. A vida a nós foi dada por Deus e tão somente por Deus deve ser arrebatada por nós mesmos.
Cada um é responsável por sua vida diante de Deus, que lhe deu e que dela é sempre o único e soberano Senhor. Devemos receber a vida com reconhecimento e preservá-la para honra dele e salvação de nossas almas. Somos os administradores e não os proprietários da vida que Deus nos confiou. Não podemos dispor dela.
O suicídio contradiz a inclinação natural do ser humano a conservar e perpetuar a própria vida.É gravemente contrário ao justo amor de si mesmo. E igualmente ofende ao amor do próximo, porque rompe injustamente os vínculos de solidariedade com as sociedades familiar, nacional e humana, às quais nos ligam muitas obrigações. O suicídio é contrário ao amor de Deus vivo.
Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, principalmente para os jovens, o suicídio adquire ainda a gravidade de um escândalo. A cooperação voluntária ao suicídio é contrária à lei moral.
Distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida.
Não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminho que só Ele conhece, dar-lhes ocasião e um arrependimento salutar. A Igrela ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida.
Se for cometido com a intenção de servir de exemplo, principalmente para os jovens, o suicídio adquire ainda a gravidade de um escândalo. A cooperação voluntária ao suicídio é contrária à lei moral.
Distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida.
Não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminho que só Ele conhece, dar-lhes ocasião e um arrependimento salutar. A Igrela ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida.
O mal e os anjos caídos, e a sedução oculta da maldade dos demônios.
A queda do Anjo
Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que, por inveja, os faz cair na morte.A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser anjo destronado ,chamado Satanás ou Diabo ( ressaltando trata-se de um anjo que se revela contra Deus e o Amor e a Justiça de Deus). A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus. "Diabolus enim et alii daemones a Deo quidem natura creati sunt boni, sed ipsi per se facti sunt mali- Com efeito , o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza ,mas se tornaram maus por sua própria iniciativa."
A Escritura fala de um pecado desses anjos. Esta "queda" consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos uma reflexão desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais : "E vós sereis como deuses "( Gn 3,5). O Diabo é pecador desde o princípio ( 1 Jo3,8), "pai da mentira"( Jo 8,44).
É caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. " Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte."
A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de "o homicida desde o princípio" (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai. "Para isto é que o Filho de Deus se manifestou : para destruir as obras do Diabo" ( 1 Jo 3,9). A mais grave e mentirosa que induziu ao homem desobedecer a Deus.
Contudo, o poder deste demônio não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus( Amor de Deus). Embora este anjo caído atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino, e embora sua ação cause graves danos- de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física - para cada homem e sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério,mas "nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28)
Considerações pessoais : Reintero as palavras do um amigo meu que diz que as forças malignas tem a sutileza da doçura ardilosa para confundir o homem e faze-lo cair no pecado perante seu toque diabólico, que, embora sutil, arquiteta de forma fulminante contra os valores do amor , do bem e da bondade. Segundo André Botelho de Andrade e aqui peço sua permissão para compartilhar e aderir ao meu blog seu comentário sobre os planos malignos que se acometem contra o Amor e a Bondade Divina : "O demônio é astuto, ela sabe que as pessoas o rejeitariam em suas manifestações diretas, e então ele tem usado de meios sutis para confundir as pessoas. Em meio a brincadeiras, filmes, desenhos, músicas e diversões de horror nossas crianças e jovens vão se acostumando com o ocultismo, as imagens e expressões diabólicas, a morte etc. "
Ou seja, tudo aquilo que atenta contra o ser humano em sua vida e contra o Amor e a paz que é benevolência de Deus , é uma manifestação diabrética por assim dizer, pois o mal é capaz de tornar discursos homicidas em discursos bons e isso de forma alguma é capaz de ser divino ou manifestação da graça de Deus. Ora Deus é amor pede tão somente que amemos nossa condição humana e busquemos a retidão de nossas atitudes e a boa conduta de nossa moral humana perante a humanidade e nisso também a prudência e a obervação dos mandamentos divinos. Ora como seres humanos , a imagem e semelhança de Deus , nada mais agradável a Deus buscar sermos em plenitude conforme sua expressão de Amor e bondade por nós!
Assinar:
Postagens (Atom)