Nos fins do século V, quando na cadeira de São Pedro regia o Papa São Gelásio, um pastor que apascentava uma manada de vacas no alto do Monte Gargano , na Itália , província de Apúlia,querendo obrigar um novilho a sair de uma caverna onde se refugiara, desferiu lá dentro uma flecha,a qual retrocedeu com a mesma velocidade, vindo ferir quem lançara.
Esse fato causou admiração nos que presenciaram o acontecimento e a notícia foi longe e chegou também aos ouvidos do bispo de Siponto, cidade que ficava no sopé da montanha.
Julgou ele tratar-se de algum misterioso sinal da parte de Deus e ordenou em jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao Senhor que se dignasse revelar-lhe do que se tratava. Deus escutou as orações do Prelado e , passados três dias, apareceu-lhe o Arcanjo São Miguel declarando-lhe que o Senhor queria que a ele,anjo tutelar da Igreja, e aos outros anjos , se edificasse naquela caverna, onde se manifestou o prodígio, uma igreja em sua honra, para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção ,como anjo custódio da Igreja Católica.
Tendo o bispo comunicado ao povo a visão que tivera e o que fora pedido, foi ele próprio com muita gente ,observar o local. Encontraram uma caverna espaçosa em forma de templo , cavada na rocha, com um fenda natural na abóbada , de onde jorrava a lus que a iluminava. Nada mais era preciso do que pôr um altar-mor para celebrar os Divinos Mistérios. Levantado o altar, o bispo consagrou-o.
Todos os povos vizinhos acudiram para a cerimônia cheios de alegria e a festa durou vários dias.
Nunca mais, até oje , se deixou de celebrar ali a Santa Missa , como também os outros ofícios litúrgicos , e Deus consagra esse lugar ao longo dos séculos, com graças e milagres de toda a espécie, em favor dos que lá ocorrem, doentes de corpo e alma, mostrando quanto lhe agrada a devoção em honra do glorioso Arcanjo São Miguel que defendeu , quando da revolta de Lúcifer , a fidelidade ao Deus Uno e Trino, soltando este grito: "quem é como Deus?"
O Santuário do glorioso arcanjo na gruta do Monte Gargano é considerado um dos mais célebres e devotos de todo o mundo. A Igreja, para atestar esse fato histórico , marcou para o calendário litúrgico universal a festa comemorativa dessa aparição, no dia 8 de maio. Essa festa foi obrigatória para a toda a Igreja até a nova reforma litúrgica após o Concílio Vaticano II.
Ao imperador Constantino Magno
Durante três séculos os imperadores romanos perseguiram a Igreja Católica , chegando a considerar os cristãos como inimigos do gênero humano, não tendo o mesmo direito à existência. Os cristãos que confessavam a sua fé eram torturados , despojados de seus bens, que passavam para o imperador e depois condenados à morte mais cruel. Mais de doze milhões de mártires deram por Cristo à vida. Chegou finalmente a hora da paz com a conversão do imperador Constantino, filho da imperatris Santa Helena, já convertida ao cristianismo. Essa paz foi preparada por São Miguel, Quando Constantino combatia contra Maxêncio , na Gália, província do império, São Miguel apareceu-lhe rodeado de muitos anjos para o socorrer e assegurar a vitória.Mostrou-lhe no Céu, em pleno meio dia, uma cruz luminosa cercada por uma inscrição que dizia : " Com este sinal vencerás." A cruz tinha por cima das duas primeiras letras gregas o nome de Jesus Cristo. Porque ele não sabia o que o sinal no Céu significava , São Miguel apareceu-khe num sonho e mandou-lhe que pusesse aquele sinal num estandarte que seria levado pelas suas tropas, à frente, para os combates. O imperador obedeceu e ,guiado pela cruz, caminhou ao combater o inimigo perto de Roma. A batalha foi terrível, mas Maxêncio foi derrotado.Na fuga caiu no rio Tibre e morreu afogado. Deu-se a vitória no dia 12 de outubro do ano 312, de nossa era.
O vencedor entrou triunfante em Roma, com a cruz à frente dis seus exércitos , e nesse mesmo ano publicou o decreto que dava paz à Igreja.
No ano de 313 , entrou esse decreto em ordem solene , estando o imperador em Milão.
Essa aparição do arcanjo é narrada por Eusébio, o primeiro historiador da Igreja e contemporâneo de Constantino.
Segundo o escritor Nicéforas, mais duas vezes apareceu São Miguel a Constantino. Na segunda aparição , disse-lhe quantoo tinha favorecido nas batalhas. O imperador reconhecido mandou edificar na antiga Bizâncio uma nova cidade, capital do Império do Oriente, com o nome de Constantinopla, hoje Stambul. Essa capital foi dedicada solenemente a nosso Senhor Jesus Cristo , por esta legenda : A Vós , ó Cristo Deus, eu dedico esta cidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário