quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A predestinação de Maria

" Deus enviou seu Filho" ( Gl 4,4),mas para formar-lhe um corpo, quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, " uma virgem desposada com um varão chamado José, da csa de Davi, e o nome da virgem era Maria" ( Lc 1,26-27)

Quis o Pai da misericórdia que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuisse para a vida.

Ao longode toda a Antiga Aliança , a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência , ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno e a de ser Mãe de todos os viventes. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectaiva humana, Deus escolheu o que era tido como impotente e fraco par mostrar sua fidelidade à sua promessa : Ana , a mãe de Samuel, Débora , Rute , Judite e Ester, e muitas outras mulheres. Maria "sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor,que dele esperam e recebem com confiança a Salvação . Com ela , Filha de Sião por excelência depois de uma demorada espera da promessa , completam-se os tempos e se instaura a nova economia.

A IMACULADA CONCEIÇÃO

Para ser Mãe do Salvaor , Maria "foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação , o anjo Gabriel a saúda como "cheia de graça". Efetivamente , para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob moção da graça de Deus.

Ao londo dos séculos ,  a Igreja tomou consciência de que Maria "cumulada de graça " por Deus , foi redimida desde a concepção. É isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição , proclamado em 1854 , pelo Papa Pio IX:

A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição ,por singular graça e privilégio de Deus onipotente , em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero Humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original.  

Esta "santidade resplandece , absolutamente única" da qual Maria e enriquecida desde o primeiro instante de sua Conceição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário