Depois de termos falado do papel da Virgem Maria no mistério de Cristo e do Espírito convém agora considerar o lugar dela no mistério da Igreja." Com efeito, aVirgem Maria é reconhecida e honrada como a verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. Ela é também verdadeiramente Mãe dos membros ( de Cristo) ,porque cooperou pela caridade para que na Igreja nascessem os fiéis que são membros desta Cabeça. Maria, Mãe de Cristo , Mãe da Igreja
terça-feira, 31 de julho de 2012
Conforme a Bíbia deve-se respeitar e honrar Maria, a mãe de Jesus ou despreza-la?
Conforme a Bíblia deve-se respeitar e honrar Maria, a mãe de Jesus e não se deve desprezá-la.
Entrando o anjo disse-lhe : "Ave, cheia de graça, O SENHOR É CONTIGO". (Lc 1,28)
Entrando o anjo disse-lhe : "Ave, cheia de graça, O SENHOR É CONTIGO". (Lc 1,28)
Ora apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu em seu seio; e Isabel ficou cheia do Epírito Santo. E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mima mãe de meu Senhor? Pois assimque a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos , a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste , pois se hão de cumprir as coisas da parte do Senhor te foram ditas (Lc 1, 41-45).
Porque olhoi para sua pobre serva . Por isto, desde agora, me proclamarão bem aventurada todas as gerações ( Lc 1,48)
Por que Jesus não fez caso de Maria nas bodas de Caná?
Respondeu-lhe Jesus :"Mulher ,isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou" . ( Jo 2,4)
A expressão usada por Jesus não indica desprezo ,mas sim familiaridade e confiança mútua. De fato, Jesus deu tanta atenção a Maria, sua mãe , que realizou o milagre.
Onde a Bíblia afirma que Maria é nossa intercessora?
Nas bodas de Caná . Aí vemos claramente como Jesus não pensava em realizar o milagre. Se depois o fez, foi precisamente pela intercessão de Maria, sua mãe.
Por que Maria é nossa Mãe?
Maria é nossa Mãe, porque é a Mãe de Jesus, nosso irmão maior.
Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava disse à sua mãe : 'Mulher , eais aí o teu filho'. Depois disse ao discípulo : Eis aí tua Mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa ( Jo 19, 26-27).
Os católicos adoram Maria?
Adorar Maria seria uma idolatria ,um pecado contra o primeiro mandamento da Lei de Deus : " Só a Deus adorarás (Lc 4,8). A Igreja jamais ensinou coisa semelhante. Maria é uma mulher, uma criatura, a mais santa de todas as criaturas. mas apenas uma criatura.
Nós amamos Maria, a veneramos,conversamos com ela na oração, damos-lhe culto não de adoração que está reservado somente a Deus ,mas um culto de veneração como nós o damos aos santos que , como ela ,são seres humanos, simples criaturas ; e lhe pedimos que nos faça conhecer, amar e seguir Jesus como ela o conheceu , o amou e o seguiu.
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Que se deve entender por aparições de Nossa Senhora
Porque os católicos falam tanto de aparições de Jesus e Maria? São possíveis as aparições?
Sim, segundo a Bíblia são possíveis as aparições. De fato a Bíblia apresenta aparições de anjos, tanto no Antigo, como no Novo Testamento.
Sim, segundo a Bíblia são possíveis as aparições. De fato a Bíblia apresenta aparições de anjos, tanto no Antigo, como no Novo Testamento.
Os anjos que aparecem na Bíblia,geralmente tem a missão de ser mensageiros de Deus para a humanidade. Eles são os instrumentos que usa para comunicar seu plano aos homens. Foi um anjo quem encontrou Agar no deserto (Gn16, 7-11); uns anjos sacaram a Ló de Sodoma (Gn 19), foi um anjo que anunciou a Gedeão que devia salvar seu povo (Jz , 11-22); um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13, 2-7), e o anjo Gabriel instruiu a Daniel.
Que se deve entender por aparições de Nossa Senhora?
A Santíssima Virgem pode, se quer, intervir desde o céu em assuntos humanos por amor aos homens. Pode "aparecer" a ta ou qual pessoa, habitualmente a crianças ( aqui poderíamos conotar a inocência de um criança,cheia de amor e tranquilidade da alma) ou pessoas humildes, entregar-lhes uma mensagem para que os homens se convertam e voltem para Deus.
A Igreja acredita ,sem mais nem menos ,em qualquer um que diz que Nossa Senhora lhe apareceu?
A Igreja tem muita prudência e sabedoria e é muito lenta em reconhecer uma aparição. Primeiro estuda,averigua, e comprova, a fim de não induzir ninguém a engano. E feitas as averiguações e depois de vários anos se pronuncia e reconhece com sua autoridade se a aparição é real ou fictísia. Em algum caso a Igreja se convenceu da autenticidade de uma aparição pela santidade de vida do vidente, pela pureza da mensagem entregue ou pelos fatos ocorridos no lugar da aparição: curas ,conversões , etc. Isto é o que ocorre em Lourdes , França em 1858 e em Fátima , Portugal , no ano de 1917. Em outros casos a Igreja rejeitou as supostas aparições ou simplesmente não se pronuncia , esperando que o tempo estabeleça a verdade.
Aqui fica a dica, se você não procurou entender melhor sobreo significado da mãe de Deus em sua vida, reavalie através dos ensinamentos da Igreja sobre o que de fato te perturba , não ouça conselhos que te façam por em duvida sua fé no amor incondicional de mãe , pois mãe é aquela que está sempre ao nosso lado e de fato sempre estará . A mãe de Jesus sempre esteve ao lado dele , amparando ,guiando, sendo aquela que sofreu diante da cruz , do calvário, diante do sofrimento daquele que ela criou ,cuidou e amor até a morte e ressureição. Procure buscar a verdade através da Doutrina Católica , encontrarás sempre a resposta para suas dúvidas e o amor de Mãe é o amor maior.
Maria, quem é?
Maria nasceu em Nazaré, Galiléia , 15 ou 20 anso do nascimento de Cristo.Seus pais segundo a tradição foram Joaquim e Ana. Maria era judia . Foi educada na leitura dos livros santos e na obediência à lei de Deus. Fez voto de virgindade .Casou com José estando ambos de acordo em permanecer virgens por amor a Deus. Um anjo do Senho lhe apareceu e comuniou-lhe que o Espírito Santo desceria sobre ela, que dela nasceria o Filho de Deus (Lc 1,35). Maria aceitou tão maravilhoso destino e com estas palavras : "Faça-se em mim segundo tua Palavra" , e naquele instante Jesus foi concebio em seu seio. O nascimento do Menino Jesus foi em Belém na Judéia e foi acompanhado de diversas circunstâncias veMateus e de Lucas narram. Que se sabe a respeito de Maria depois do nascimento de Jesus? Depois de algum tempo, vemos Maria José e o Menino, aos 12 anos em Jerusalém. Foi o tempo que chamamos de "vida oculta" de Jesus, sua vida de lar, de família, de trabalho. Jesus começou sua vida "pública" ,sua vida apostólica e missionária, pelos 30 anos. Maria o acompanha, ás vezese de perto , às vezes de mais longe. O evangelho no-la mostra em Caná, assistindo um casamento, e ao pé da cruz em que Jesus está morrendo. Em várias outras oportunidades também. O livro dos Atos a menciona no Cenáculo junto aos Apóstolos, depois da Ressurreição do Senhor. A tradição sugere que morreu em Éfeso- na Ásia Menor- em casa de João Evangelista.
Como era Maria?
Do Evangelho se deduz que Maria era humilde e pura; que era decidida e corajosa para enfrentar a vida, que era capaz de calar quando não entendia e de refletir e meditar; que se preocupava com os demais e que era serviçal e caritativa; que tinha fortaleza moral; que era franca e sincera; que era leal e fiel. Maria é, como mulher, um modelo para as mulheres.
Em que consistia principalmente a grandeza de Maria?
Em ser mãe de Deus. Alguns disseram que Maria é mãe de Jesus"enquanto homem" ,mas não de Jesus "enquanto Deus". Esta distinção é artificial e, de fato, nunca a fazemos. Uma mãe é mãe de seu filho tal como é ou chega a ser. Não dizemos que a mãe de um presidente, por exemplo, foi mãe dele como menino,mas não como presidente, ou que nossa mamãe seja mãe de nosso corpo somente,mas não de nossa alma que é infundida por Deus. Nunca fazemos esta distinção; dizemos simplesmente que é nossa mãe. Maria é Mãe de Jesus. Jesus é Deus. Logo podemos dizer que Maria é Mãe de Deus e nisto consiste fundamentalmente sua grandeza.
Maria tem alguma relação especial com a Santíssima Trindade?
Sem dúvida . É a filha predileta do Pai. O anjo lhe disse no dia da anunciação. " Alegra-te ,cheia de Graça, O Senhor está contigo" (Lc 1,28). Tem também com o Espírito Santo uma relação que foi comparada á da esposa com o esposo. Disse-lhe o anjo: " O Espírito Santo lhe cobrirá com sua sombra. Por isso o menino que nascerá de ti será chamado Santo e Filho de Deus" ( LC 1,35). "Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus" (Lc 1,30)
Que dizem os evangelhos acerca das irmãs e irmãos de Jesus?
O idioma que Jesuse seus discípulos usavem não tem muitas palavras para distinguir os diferentes grausd de parentesco. Para tudo se usava a palavra "irmão" e assim o vemos em Gênesis 13,8 e em Mt 13,55. As palavras originais que traduzimos por "irmãos" e "irmãs" significam não somente irmãos carnais ,mas também primos e outros parentes próximos. A Virgem Maria não teve outros filhos. Jesus é o "único filho" de Maria. Isto se mostra claramente pelo fato de que ao morrer, Jesus entregou sua mãe a João (Jo 19,27)
Como era Maria?
Do Evangelho se deduz que Maria era humilde e pura; que era decidida e corajosa para enfrentar a vida, que era capaz de calar quando não entendia e de refletir e meditar; que se preocupava com os demais e que era serviçal e caritativa; que tinha fortaleza moral; que era franca e sincera; que era leal e fiel. Maria é, como mulher, um modelo para as mulheres.
Em que consistia principalmente a grandeza de Maria?
Em ser mãe de Deus. Alguns disseram que Maria é mãe de Jesus"enquanto homem" ,mas não de Jesus "enquanto Deus". Esta distinção é artificial e, de fato, nunca a fazemos. Uma mãe é mãe de seu filho tal como é ou chega a ser. Não dizemos que a mãe de um presidente, por exemplo, foi mãe dele como menino,mas não como presidente, ou que nossa mamãe seja mãe de nosso corpo somente,mas não de nossa alma que é infundida por Deus. Nunca fazemos esta distinção; dizemos simplesmente que é nossa mãe. Maria é Mãe de Jesus. Jesus é Deus. Logo podemos dizer que Maria é Mãe de Deus e nisto consiste fundamentalmente sua grandeza.
Maria tem alguma relação especial com a Santíssima Trindade?
Sem dúvida . É a filha predileta do Pai. O anjo lhe disse no dia da anunciação. " Alegra-te ,cheia de Graça, O Senhor está contigo" (Lc 1,28). Tem também com o Espírito Santo uma relação que foi comparada á da esposa com o esposo. Disse-lhe o anjo: " O Espírito Santo lhe cobrirá com sua sombra. Por isso o menino que nascerá de ti será chamado Santo e Filho de Deus" ( LC 1,35). "Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus" (Lc 1,30)
Que dizem os evangelhos acerca das irmãs e irmãos de Jesus?
O idioma que Jesuse seus discípulos usavem não tem muitas palavras para distinguir os diferentes grausd de parentesco. Para tudo se usava a palavra "irmão" e assim o vemos em Gênesis 13,8 e em Mt 13,55. As palavras originais que traduzimos por "irmãos" e "irmãs" significam não somente irmãos carnais ,mas também primos e outros parentes próximos. A Virgem Maria não teve outros filhos. Jesus é o "único filho" de Maria. Isto se mostra claramente pelo fato de que ao morrer, Jesus entregou sua mãe a João (Jo 19,27)
Assinar:
Postagens (Atom)