O Santo Padre beatificou e canonizou uma grande quantidade de homens e mulheres ao longo de toda a Igreja Universal. Com isto a Igreja reconheceu oficialmente seu tetemunho de santidade. Desta forma eles se convertem para os crentes num modelo de santidade e em intercessores ao nosso favor. É claro que a Igreja Católica não obriga a ninguém a invocar e a ter devoção aos santos . Somente propõe como modelos para serem imitados.
Agora bem, muitos católicos percebem que os irmãos não católicos rejeitam energicamente os santos, dizendo que não necessitamos de outros modelos de santidade, já que temos o modelo de Jesus. E menos necessitamos dos santos como intercessores ,pois Cristo é o Único mediador ante o Pai.
Queridos, está é uma verdade , temos o próprio Jesus essa é a verdade, entretanto além dessa verdade temos que considerar , que entender , que aprofundar que existem modelos para nós dos fies seguidores de Cristo como os apóstolos que pedem em suas passagens para que os tomemos como exemplo do amor a Jesus e a Deus.
Quem são os Santos ?
Os Santos são os discípulos de Cristo, que estão gozando na glória e na Igreja que apresenta oficialmente como exemplo para seguir melhr uma vida cristã.
Em seguida me vem à mente os textos bíblicos do Apóstolo Paulo : " Para mim a vida é Cristo , e a morte é ganho... Irmãos, sigam meu exemplo e observem também os que vivem de acordo com o exemplo que nós temos lhes dado. ( Fl 1,21 e 3,17)
Em outra parte o Apóstolo diz : " Sigam vocês meu exemplo como eu sigo exemplo de Cristo Jesus" ( 1 Tm 1,16)
Nestes textos vemos claramente que Paulo se coloca a si mesmo como exemplo de seguidor de Cristo, e incita os crentes a serem seus imitadores, como ele o é de Cristo.
Como se chama a homenagem que se tributa aos Santos?
A homenagem que se tributa aos Santos se chama veneração.
Alguns equivocadamente confundem veneração com adoração , e chegam a dizer que é a mesma coisa ..mas na verdade vejamos o que é falso e o que é verdade:
Que diferença existe entre adoração e veneração?
A ADORAÇÃO CONSISTE EM SUBMETER-SE COMPLETAMENTE A UMA PESSOA, RECONHECIDA COMO SER SUPREMO E ,PORTANTO SE DÁ SOMENTE A DEUS; PORÉM A VENERAÇÃO CONSISTE EM TRIBUTAR UMA HOMENAGEM A UMA PESSOA POR ALGUM MÉRITO ESPECIAL ( EXCELENTE SANTIDADE, CIÊNCIA EMINENTE, ETC.), E AQUELA QUE SE TRIBUTA AOS ANJOS, SANTOS E AS SUAS IMAGENS.
Respondeu-lhe Jesus : "Para trás Satanás , pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus,e só a ele servirás" ( Mt 4,10)
Eu sou o anjo Rafael , um dos sete que assistimos na presença d Senhor. Ao ouvir estas palavras , eles ficaram fora de si, e , tremendo , prostaram-se com o rosto por terra. ( Tb 12, 15-16).
Desde agora, me proclamarão bem aventurada todas as gerações ( Lc 1,48).
Os santos como intercessores
Muitos irmãos não católicos têm problemas para aceitar os santos como intercessores a nosso favor. Simplesmente dizem que Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homense que não necessitamos de novos intercessores. " Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens : Cristo Jesus" ( 1 Tm 2,5; Hb 8,6 e 9,11-14).
Nós, os católicos , proclamamos também que Jesus Cristo é o Único Mediador entre Deuse os homens. Mas os santos não são um obstáculo para nos dirigirmos diretamente a Jesus Cristo, a Deus Pai ou ao Espírito Santo. Os santos não nos afastam de Deus ;simplemente eles, com seu exemplo de fé cristã , nos estimulam a nos aproximarmos de Deus com a única mediação de Jesus Cristo.
Agora bem ,quando a Igreja Católica diz que os santos são nossos intercessores diante de Jesus Cristo, isto não quer dizer que eles são os que fazem milagres. É sempre Deus, Pai , Jesus Cristo ou o Espírito Santo , os que fazem as maravilhas entre nós, ainda que os milagres possam ser feitos "por intercessão" destes santos.
Deus fazia milagres por meio de Paulo, tanto que até os lenços ou as roupas que haviam sido tocados por seu corpo eram levados aos enfermos e os espíritos maus saíam destes ( At 19, 11-12).
Todos estes textos nos dizem que Jesus Cristo fazia milagres por meio de seus discípulos. " Vocês receberam este poder de graça; dêem também de graça" disse Jesus ( Mt 10,8)
A Bíblia nos ensina também que devemos ajudar-nos mututamente com a oração . " A oração dos santos e como perfume agradável ante o trono de Deus " ( Ap 8,4). " Agora me alegro, diz o Apóstolo Paulo , no ue sofro por vocês, prque desta maneira vou completando em meu próprio corpo o que falta aos sofrimentos de Cristo pela Igreja , que é seu corpo." Cl 1,24).
"A oração fervorosa do homem bom tem muito poder. O profeta Elias era um homem tal como nós , e quando pediu em sua oração que não chovesse, deixou de chover sobre a terra durante três anos e meio depois , quando orou outra vez, voltou a chover e a terra deu sua colheita. (Tg 5, 16-18).
Não podemos duvidar de que estes santos, que agora estão diante de Deus , vão interceder por nós ,como o fez Moisés ao falar com Deus para aplacar sua ira , invocando Abraão, Isaac, e Jacó (Ex 32,13)
Ao invocar os santos sempre contenplaremos as virtudes que DEUS operou neles.